O urânio é um mineral de extrema importância que se encontra nas rochas sedimentares da crosta terrestre.
É bastante usado em indústrias, nomeadamente de cabedal e madeira, entre outras aplicações. De qualquer forma, é no plano energético que o urânio ganha uma maior dimensão.
A exposição às radiações pode ser quantificada, segundo a unidade sievert (Sv). A dose máxima a que, por exemplo, um trabalhador de uma exploração de urânio se pode expor é de 50 Sv.
Para que se chegue à geração de energia eléctrica, o urânio é, primeiro, transformado em gás, passando, depois, por máquinas e processos que o enriquecem, ou seja, aumentam a sua capacidade de gerar energia. Seguidamente, o urânio é transformado em pó, sendo transformado, mais tarde, em pastilhas.
Características principais
Minério de urânio
Quando refinado o urânio é branco metálico, pouco radioativo, com uma radioatividade ligeiramente maior que a do aço, fortemente eletropositivo e pobre condutor eletrico. É maleavel, ductil e levemente paramagnético, fica muito denso, sendo 70% mais denso que o chumbo e pouco menos denso que o ouro. O urânio metalico reage com todos os elementos não metálicos e seus respectivos compostos, a reatividade aumenta com a temperatura. Ácido clorídrico e ácido nítrico corroem o urânio, mas o acidos não oxidantes o dissolvem muito lentamente, quando dissolvido pode reagir com água fria, se exposto ao ar ele formara uma escura camada de dióxido de urânio.
O urânio é o último elemento químico natural da tabela periódica. É o átomo com o núcleo mais pesado que existe naturalmente na Terra: contem 92 prótons e 135 a 148 nêutrons. Quando puro, é um sólido, metálico e radioativo, muito duro e denso, de aspecto cinza a branco prateado, muito semelhante à coloração do níquel.
Pensava-se que a uraninita era um minério de zinco, ferro ou tungstênio. No entanto, Klaphroth, em 1789, comprovou a existência de uma "substância semi-metálica" nesse minério. Chamou ao metal "urânio" em honra à descoberta feita por Herschel em 1781 do planeta Urano. Mais tarde, Péligot provou que Klaphroth apenas tinha conseguido isolar o óxido e não o metal e em 1842 conseguiu isolar o urânio metálico. O urânio foi o primeiro elemento no qual se descobriu a propriedade da radioatividade. Esta descoberta foi feita por Antoine Henri Becquerel em 1896.
O Brasil possui uma das maiores reservas mundiais de urânio o que permite o suprimento das necessidades domésticas a longo prazo e uma possível disponibilização do excedente para o mercado externo.Toda esta riqueza mostra que o Brasil - face à sua extensão territorial, reservas asseguradas e domínio da tecnologia de todas as etapas do ciclo do combustível - ocupará uma posição estratégica em relação à demanda de fontes energéticas. A principal aplicação comercial do urânio é na geração de energia elétrica, como combustível para os reatores nucleares de potência. O urânio é garantia de futuro com energia, de desenvolvimento planejado e encontra-se inserido nas necessidades do século 21.
O mineral
Minério de urânio é toda concentração natural de mineral ou minerais na qual o urânio ocorre em proporções e condições tais que permitam sua exploração econômica. O urânio se distribui sobre toda a crosta terrestre, como constituinte da maioria das rochas.
Não tem uma cor característica, pode ser amarelo, marrom, ocre branco, cinza... as muitas cores da terra. O que o diferencia de outros minerais é a sua propriedade física de emitir partículas radioativas, a radioatividade, que é aproveitada para produzir calor e gerar energia .
- Extração - Beneficiamento - Produção de Concentrado de Minério de Urânio - U3O8
A rocha que contém urânio é extraída do solo e em seguida submetida a um processo industrial chamado lixiviação, para retirada do urânio. Do processo resulta um licor, que é levado à usina de beneficiamento, onde é clarificado e filtrado, passando então um processo químico até se transformar num sal de cor amarela, o concentrado de urânio, cuja composição química é o diuranato de amônio, conhecido como yellowcake ou concentrado de U3O8.
A partir do concentrado e até a geração de energia elétrica, o urânio passa por outras etapas do chamado “ciclo do combustível nuclear”: a conversão em gás, o enriquecimento isotópico, a produção de pó de UO2, a fabricação de pastilhas e a montagem do elemento combustível.
A única mina de urânio em operação em toda a América Latina é operada pela INB em Caetité, no sudoeste da Bahia.
Fonte de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_peri%C3%B3dicaFonte de pesquisa:
de Ketlen - 1º B