SELÉNIO (mais precisamente dissulfeto de selênio ou sulfeto de selênio (IV)) é o composto de fórmula química SeS2.
É um oligo-elemento essencial em pequenas quantidades ,maspode revelar-se toxíco em doses mais elevadas . O selénio é umcomponente de divesas emzimas desepenha complexas funções quimicas e metabolismo .
Os lactentes prematuros e os adultos que recebem nutrição parentérica total sem suplementos de selénio correm o risco de desenvolver lesões cardíacas e musculares causadas por uma deficiência de selénio. O tratamento com selénio proporciona uma recuperação completa.
E por que toda essa fama do selênio? Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres, responde Christine Thomson, a pesquisadora neozelandesa que investigou as propriedades da castanha. O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes, descreve, completando, Bárbara Cardoso. Na ausência dele, as tais enzimas fi cam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXADhYirbf0DQJ-hrzmC_PX4iVCaVTNjz339kUyvOmzOFIqYJUKAL2yGp3NBiGB4_7eYCACmW3n5o0Z_Lb_l-ZcTX0uec5iZ5_S7cjKwMwXjFd1a-SDwuadUnvsQPiDqRKQ2kNCC6atuw/s200/sel%25C3%25AAnio.png)
A tireóide também funciona melhor na presença do selênio, acrescenta Christine Thomson. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.
Excesso de selénio
O excesso de selénio pode ter efeitos nocivos, que podem ser provocados pela ingestão de suplementos de cerca de 5 mg a 50 mg diários sem prescrição médica. Os sintomas são náuseas e vómitos, queda do cabelo e das unhas, erupção cutânea e lesões nervosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário